O espírito é o que realmente dá vida a cada um. É o Espírito Santo quem sopra o fôlego de vida em todo ser humano.
O espírito determina a essência de quem o possui, sendo que ele pode ser transformado conforme haja desenvolvimento da fé. Um espírito reto é mais voltado para os assuntos do Senhor. Um espírito dissoluto é voltado para o mal e o pecado. A palavra do Senhor Jesus no evangelho segundo Mateus diz: "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus,o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!" (Mt 6.22-23).
Quando alguém recebe o Espírito Santo, não o recebe para governar seu corpo, mas para ensinar ao seu próprio espírito como proceder nas afrontas, nas adversidades e nas tribulações da vida. Todo espírito é luz perceptível aos olhos de Deus através dos olhos de cada um.
O Espírito Santo não é uma pomba, mas assumiu a forma de uma pomba no batismo de Cristo.

Os soldados mortos do vale de ossos secos só tornaram a vida após receberem seus espíritos de volta. Sem espírito não há vida.
A conclusão a que se chega é que há uma interdependência entre corpo, alma e espirito, de forma que a vida de cada um depende desta correlação.