08 Dec
08Dec

O texto do jovem rico consultando o Senhor Jesus sobre a salvação possui aspectos interessantes, pois fala da inegociabilidade da salvação.

Vejamos em que isto implica: o jovem queria ser exaltado por cumprir todos os mandamentos; chamou o Senhor Jesus de bom, não porque o reconhecesse como Deus, mas para ser visto em sua dissimulação, pois exaltou a bondade de Cristo para que Ele o visse como valoroso; apesar de cumprir a lei, tal jovem estava atrelado em dependência da riqueza que possuía. Por isso, "Disse Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus." (Mt 19.23-24).

É importantante compreender que, se o jovem não tivesse buscado a exaltação o Senhor poderia ter falado algo diferente, mas aquela lição era necessária. Também é importante lembrar que camelos não andam de joelhos, e passá-los por uma agulha (fenda no muro ou parede com, no máximo, 1,70m de altura) é humanamente impossível.

A figura acima revela o tamanho do problema. A figura abaixo demonstra o quanto uma agulha é estreita.

No questionamento dos apóstolos, eles perguntaram ao Senhor quem poderia salvar-se, não entendendo que ninguém é salvo por si mesmo. "E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível." (Mt 19.26).

Contudo, algumas regras existem e precisam ser destacadas. Não seria necessário falar muito, pois o texto de João, que diz: "E esta é a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele treva alguma. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu filho, noa purifica de todo pecado." (1 Jo 1.5-7).

Portanto, é preciso estar justificado para ser salvo. O Senhor Jesus diz: "O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau, do mau tesouro, tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado." (Mt 12.36-37). Contudo, assim como João fala do pecado, também Isaías diz: "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa slavar; nem o seu ouvido, agravado, para que não possa ouvir. Mas as vossa iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça." (Is 59.1-2). Além disso, cada um responde pelos seus próprios pecados.

Entretanto, tudo isto pode ser vencido pela fé, que é o que pode determinar a salvação de alguém; fé essa que pode gerar um novo nascimento e ser feito filho de Deus.

Outros aspectos serão abordados conforme este assunto volte à palta.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.