25 Aug
25Aug

O louvor faz parte do culto ao Senhor desde antes da existência do tabernáculo. Após a travessia do Mar Vermelho (Êx 15), Moisés entoou um cântico e, paralelamente, Miriã dançou junto com as outras mulheres.

O livro de Salmos representa o principal acervo de cânticos das Sagradas Escrituras. Em Salmos 30.4 o rei Davi exorta o povo a louvar a Deus: "Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade."

A verdade é que louvar a Deus também é uma forma de exaltação ao Seu santo nome. Um exemplo está em Salmos 98.1;4-6: "Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória. (...) Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra; dai brados de alegria, regozijai-vos e cantai louvores. Cantai louvores ao Senhor com a harpa; com a harpa e a voz do canto. Com trombetas e som de buzinas, exultai perante a face do Senhor, do Rei.".

Os Salmos de 145 a 150 são todos convites ao louvor a Deus.

Hoje, temos ainda os hinos da Harpa Cristã, do Cantor Cristão e dos hinários de outras denominações cristãs.

O hino 388 da Harpa Cristã, por exemplo, é um convite à adoração. Todas as suas estrofes começam com: "Canta com vida, ó crente!", e isso deveria ser uma constante no coração cristão.

Quanto aos muitos louvores que são apresentados por cantores diversos, é bom analisar seu contúdo. Há louvores que negam a verdade bíblica da trindade, do poder de Deus ou distorcem a história, banalizando o evangelho da salvação. Como diz Paulo: "Examinai tudo. Retende o bem." (1 Ts 5.21).

Então, é indispensável compreender que louvores heréticos existem. Alguns são até agradáveis melodicamente. Mas, tenha cuidado para não desagradar a Deus com um cântico que contém apenas heresias com aparência de louvor.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.